terça-feira, 2 de abril de 2013

O fantástico destino de Joseph e a Doença da "Vaca Louca"...

O Nosso Destino...
*Otávio César Pompeu de Toledo







Vamos chamar nosso personagem principal de Joseph e para ficar melhor ainda podemos batiza-lo de Joseph Gerhard Jacob, o ano é nos idos de 1950 quando nasce o lindo bebezinho seus pais muito felizes, o pai mais feliz ainda, pois como bom brasileiro o primogênito se for homem é muito mais bem-vindo. 

A família de Joseph vivia em uma cidadezinha longínqua no interior do Estado de São Paulo no Brasil, seu pai um modesto advogado era apaixonado por livros, tinha uma das maiores bibliotecas do interior e fazia a alegria dos vendedores de livros, pois sempre comprava no mínimo um exemplar, aos que perguntavam o porquê ele dizia: 

- Esses vendedores é que trazem as novidades do mundo para mim. 

Convém observar que nem em sonhos existia a internet, então a Wilkpédia da época chamava-se Enciclopédia Britânica com muitos e muitos volumes e praticamente esgotava todos os assuntos. E como bom leitor o feliz pai foi logo escolhendo o nome de Joseph Gerhard Jacob para homenagear dois grandes neurologistas com esse nome. 

O tempo passa, Joseph frequenta a escola onde se destaca, vai para a faculdade, pois o seu objetivo é trabalhar na área da saúde. 

Na faculdade Joseph conhece Marlice sua colega, uma linda jovem de longos cabelos negros e olhos verdes,  e se apaixona imediatamente. Seguindo os rumos naturais da vida Joseph e Marlice se casam, logo chegam os filhos, hoje Joseph é um bem sucedido e feliz prestador de serviços na área médica. 

Atendendo a uma antiga solicitação de Marlice, Joseph decide fazer a viajem de seus sonhos de infância, afinal agora tem uma "polpuda e gorda" conta bancária,   tudo ótimo, a maior parte de seus sonhos e objetivos já estão concretizados. 

E lá se vão no passeio dos Sonhos. 

O voo da American Airlines sai no horário, o destino é a Flórida o roteiro prévio foi feito por Marlice, e começam as visitas: 

Primeiro Lake Worth é uma cidade costeira de 37 mil habitantes e 7 milhas quadrados, localizado no Condado de Palm Beach, na Flórida. 

O Oceano Atlântico e as águas largas de forma lagoa Lake Worth fronteira leste da cidade. As cidades de West Palm Beach e Palm Beach são os seus vizinhos do norte. A sua localização na latitude onde o subtropical da América do Norte dá à cidade o seu extraordinário clima e paisagem. 

Lake Worth é uma dinâmica, cidade multi-cultural, com uma forte consciência social e ambiental. As pessoas são atraídas para a cidade por seu estilo individualista, a aceitação das diferentes culturas e estilos de vida, muitas estruturas históricas, centro, quadril e distintivos bairros residenciais. A cidade tem uma história rica e é protetor do seu tecido histórico arquitetônico. 

Joseph esta muito feliz, mas de repente começa a ficar irritadiço, começa implicar com o motorista que esta prestando serviços, depois se irrita com os garçons, todos que o conhecem estranham, pois Joseph é calmo, um verdadeiro cavalheiro. 

E a viagem prossegue: 

Everglades, Boyton Beach, Fort Lauderdale e Miami. 

Na visita ao parque da Disney e ao utilizar um brinquedo Joseph se sente mal tem uma tontura, rapidamente é atendido pelos paramédicos, e os médicos prestam os primeiros socorros. E o diagnóstico é o famoso “stress”. 

A viagem de retorno ao Brasil transcorre normal, com alguns pequenos surtos de impaciência e irritação de Joseph. 

Joseph Gerard Jacobs mora em uma cidade com mais de 500.000 habitantes no interior do Estado de São Paulo, ao chegar em casa, sua querida Marlice começa a achar estranhas algumas atitudes do marido e resolve leva-lo a um jovem médico conhecido. 

O médico o encaminha a um especialista (neurologista), todos os exames de rotina são pedidos e a maior surpresa então, todos os resultados estão normais inclusive o que analisa o líquido cefalorraquidiano (LCR), Fluido Cerebrospinal, ou Líquor. 

Três neurologistas mais famosos da cidade foram consultados, e devido ao resultado dos exames estarem normais, vejam os diagnósticos: 

O primeiro e mais famoso diz: 

- É um “stress” o Joseph anda muito preocupado tem que se acalmar e tudo volta ao normal. 

O segundo também famosíssimo diz: 

- O Joseph esta com AVE – Acidente Vascular Encefálico. 

E o terceiro também passa longe do diagnóstico. 

Marlice então com o seu “sexto sentido” aguçado logo percebe que três diagnósticos diferentes pode ser complicado e procura um neurologista amigo da família que tem consultório em uma cidadezinha perto, o médico amigo após ver os resultados dos exames e examinar mais acuradamente sugere que Joseph seja encaminhado a um neurologista na cidade de São Paulo e faz a indicação.


Ai veio à surpresa para todos.

Menos para o neurologista da cidadezinha pequena.

Joseph esta infectado com uma “Doença Priônica”, a doença de Creutzfeldt-Jakob Variante, que, entretanto, é causada por um príon que tipicamente infecta bovinos - causando a encefalopatia espongiforme bovina e é transmitida através da carne infectada. A popular “Doença da Vaca Louca”.


Putzz...




O destino nos prega cada peça, Joseph esta com a doença de Creutzfeldt-Jakob.

Não pode ser... 

Hans Gerhard Creutzfeldt e Alfons Maria Jacob são os neurologistas que foram homenageados pelo pai de Joseph Gerhard Jacob.

Nenhum comentário: